COMO DEFINIR O PROJETO DE SONORIZAÇÃO NOS AUDITÓRIOS

O sistema de áudio atual dos auditórios da universidade já não está funcionando com boa qualidade e isso está comprometendo sua utilização. O caminho é reestruturar a sonorização dos ambientes, mas você não sabe nem por onde começar a fazer isso, certo?

Geralmente, a primeira coisa a fazer é levantar as medidas dos corredores, salas, espaços externos e etc. Porém, é importante lembrar que essas medidas devem ser lineares (e não em metros quadrados) e exatas. Não se esqueça de levar em consideração o comprimento, largura e altura (pé direito) do ambiente, além dos tipos de parede, de teto (com forro falso de gesso, drywall ou tudo de alvenaria) e a voltagem da energia (110v ou 220v).

Soluções de sonorização

Feito isso, você pode partir para o planejamento da localização das caixas de som. Em um auditório, o ideal é que seja feita a distribuição correta das caixas por todo o local e não somente no palco/púlpito – o que é muito comum de ocorrer. A sonorização deve ser distribuída de maneira que o som seja agradável de se ouvir em todo o ambiente.

Você pode optar por dois modelos de sonorização: caixas passivas com amplificador externo ou caixas ativas, que já vem com amplificação própria. Porém, é sempre importante considerar o tipo, tamanho e potência de cada caixa de acordo com o local.

Um ponto importante a saber é que todo sistema de áudio pode ser integrado com outras soluções como videoconferência, videowall, projetores e automação de ambientes. Por isso, que fazer um projeto sob medida faz toda a diferença.

Quando opta-se por fazer esse trabalho por conta própria, sem a consultoria de uma empresa especializada, existe a grande possibilidade de comprar caixas erradas que podem ser fracas ou fortes demais e comprometer a integração com os demais elementos de comunicação citados acima.

Além disso, a instalação errada pode danificar as caixas acústicas e até provocar um defeito nos amplificadores, sem contar na possibilidade de fazer uma distribuição equivocada e fora de padrão acústico desejado.

Agende uma visita com um representante especialista no assunto para que ele possa analisar seu local e determinar o tipo de equipamento compatível com sua necessidade.

And if she hasn’t been rewritten, then they are still using her. Far far away, behind the word mountains, far from the countries Vokalia and Consonantia, there live the blind texts.

Camila - Diretora de Marketing